quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Brainstorming por Carolina F. S. Rezende

Brainstorming:

Técnica de dinâmica de grupo que serve para explorar a capacidade criativa de um individuo ou um grupo colocando-os para executar objetivos pré-determinados.

Desenvolvida por Alex Osborn nos Estados Unidos,  é utilizada principalmente nas áreas de relações humanas e publicidade e propaganda.

Sua técnica sugere que um grupo de pessoas se reúna e debata seus pensamentos para chegarem a um resultado comum a fim de gerar ideias inovadoras que levem o projeto em questão adiante.

O ideal é envolver pessoas de diversas áreas nesse método, pois suas experiências colaboram com as ideias em formação ao longo do processo de discussão e sugestão. Aqui as ideias não são julgadas como absurdas, todas são ouvidas e trazidas para o processo chamado de brainwriting, que é a compilação de todas as ideias sugeridas no debate em uma reunião com alguns membros para que assim tudo refinado e se chegue a ideia final.

O brainstorming clássico é baseado em dois princípios e quatro regras básicas:



  • Princípios

                - Atraso do julgamento
·               - Criatividade em quantidade e qualidade

A maioria das más ideias são inicialmente boas ideias. Atrasando ou adiando o julgamento, é dada a hipótese de se gerarem muitas ideias antes de se decidir por uma.

De acordo com Osborn, o humano é capaz tanto do julgamento como da criatividade. Embora, a maioria da educação nos ensine apenas a usar o julgamento. Nós apressamos o julgamento. Quando praticamos o atraso do julgamento, permitimo-nos usar a nossa mente criativa para gerar ideias sem as julgar. Primeiro, não parece natural, mas depois tem as suas recompensas.

Quando geramos ideias, é necessário ignorar as considerações à importância da ideia, à sua usabilidade, à sua praticabilidade. Neste patamar, todas as ideias são iguais. É necessário atrasar o julgamento enquanto ainda não se terminou a geração das ideias.

O segundo princípio é relativo à quantidade e qualidade da criatividade. Quanto mais ideias forem geradas, será mais provável encontrar uma boa ideia. A técnica debrainstorming tira vantagem de associações que se desenvolvem quando se consideram muitas ideias. Uma ideia pode levar a uma outra. Ideias más podem levar a boas ideias.

Por vezes, não conseguimos pensar num problema enquanto não houver algumas respostas. Brainstorming dá-nos a hipótese de pôr as ideias que passam pela cabeça no papel, de maneira a conseguir obter as melhores delas.

Usualmente, as linhas de guia que se seguem são chamadas de regras. Devem ser seguidas como regras, embora sejam apenas linhas de guia ou de direcção.


  • Regras

As quatro principais regras do brainstorming são:

              -Críticas são rejeitadas: Esta é provavelmente a regra mais importante. A não ser que a avaliação seja evitada, o princípio do julgamento não pode operar. A falha do grupo ao cumprir esta regra é a razão mais crítica para que a sessão de brainstorming não resulte. Esta regra é aquela que primariamente diferencia um brainstormingclássico dos métodos de conferência tradicionais.

           -Criatividade é bem-vinda: Esta regra é utilizada para encorajar os participantes a sugerir qualquer ideia que lhe venha à mente, sem preconceitos e sem medo que isso o vá avaliar imediatamente. As ideias mais desejáveis são aquelas que inicialmente parecem ser sem domínio e muito longe do que poderá ser uma solução. É necessário deixar as inibições para trás enquanto se geram ideias. Quando se segue esta regra, cria-se automaticamente um clima de brainstorming apropriado. Isso aumenta também o número de ideias geradas.

          -Quantidade é necessária: Quanto mais ideias forem geradas, mais hipóteses há de encontrar uma boa ideia. Quantidade gera qualidade.

       -Combinação e aperfeiçoamento são necessários: O objetivo desta regra é encorajar a geração de ideias adicionais para a construção e reconstrução sobre as ideias dos outros.

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