quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

As muitas faces da psicologia - Criação final.- Por: Camila Sodré Costa



Nome: Camila Sodré Costa
Email: mila_sodre@hotmail.com


As muitas faces da psicologia (3)

·        Metodologia
Tomando como partida que tudo se renova nada se cria, nada permanece como é para sempre. O processo da criação final irá transmitir essas ideias no âmbito da psicologia. Começará com um tópico bem definido, que engloba todos os temas. Irá ser abordado a vida humana e seus desafios em geral.
Irão também ser usados os benefícios da espontaneidade e da criatividade para ligar e redigir os temas, pois tais estimularão na direção de novas respostas para as situações já conhecidas, estimularão a adaptações, transformações de temas já escritos e estudados antes. Enquanto se partilham ideias, novas surgirão por associação e insights, geram assuntos tanto a nível individual como ao nível dos grupos, expressando a cristalização dos temas trabalhados em sala.
Depois de todos os sub temas serem reunidos, apresenta-se a conclusão do trabalho. Expressando assim durante todo o texto as conservas culturais adquiridas durante o semestre na aula.

·        Criação final
Baseando-se nas leis da dialética fica claro a perceber e entender que tudo se renova, tudo influencia a tudo, tudo se transforma e tudo volta a ser o que era antes, nada permanece imutável sempre estará sujeito ao “novo”.
Um bom exemplo para entender as nuance da psicologia e sua permanente dinâmica de transformação é o nascimento, crescimento, e morte de um indivíduo. Tudo começa com a Matriz de Identidade, o lugar do nascimento. A placenta estabelece a comunicação entre a criança e o sistema social da mãe, incluindo aos poucos os que dela são mais próximos. É o local onde a criança se insere desde o nascimento, relacionando-se com objetos e pessoas dentro de um determinado clima. E ali a criança fica sendo formada geralmente durante nove meses, esse tempo as vezes varia de acordo as necessidades da gestante e do seu filho.
Após a gestação, ao nascer uma criança ainda não tem nenhuma conserva natural, não faz parte ainda de nenhum grupo social, ainda não tem nada concreto no âmbito consciente, mas seu inconsciente está formado desde a barriga de sua mãe.
Um tempo depois, com alguns meses de idades essa criança já sabe que aquele pai e que aquela mãe são seus, já conhece a voz dos mesmos, que determinado brinquedo o pertence, que chorando chama a atenção para ele, tudo isso deve ser atribuído ao desenvolvimento do consciente, apesar dela não ter a musculatura bucal forte o suficiente para desenvolver as palavras, ela já aprendeu a linguagem dos gestos e já percebeu o que lhe pertence ou não e o quanto é bom ter tudo só para ela.
A partir daí surge o complexo de Édipo, desejo da criança, especialmente o menino, eliminar o pai para ter a mãe e sua atenção só para ele. Um caso especial são os homossexuais, eles desenvolvem o complexo de Édipo alterado, ele sente uma atração pelo pai e tem repulsão a sua mãe. O complexo começa a se desenvolver nessa fase, mas vai se manifestar alguns anos depois, na fase da adolescência ou adulta.
É também quando bebe que começa a desenvolver os gostos, caráter, pode-se observar como o indivíduo se comporta e ter uma noção de como se comportará diante da sociedade.
O indivíduo cresce mais um pouco e passa de bebê para criança, esta é a fase onde se quer tudo para si, onde o mundo tem que girar em torno do “eu”, as crianças são induzidas a observar para aprender a pensar, a descobrir o novo, e não decorar os pensamentos já pré-definidos por outras pessoas. Tudo isso de maneira honesta e produtiva para que se possa manter uma ordem social no momento atual e em um momento futuro, pois a educação dada a uma criança influencia no comportamento quando adulto da mesma.
Crianças apresentam uma espontaneidade e criatividade todos esses conceitos de maneira muito forte e em grande proporção. Conte-las muitas vezes é quase impossível devido a enorme presença desses.
Ainda quando criança começa a se formar as conservas naturais, pode ser considerada a matriz cultural, científica, tecnológica, artística, linguística, onde ocorre a cristalização de uma ação criadora em um produto que fará parte do acervo cultural do indivíduo.
Os vínculos Compensatórios também começam a se desenvolver na infância, pois agora não mais faz parte somente do grupo família, aparece o grupo de amigos, sala de aula, professores, muitas outras pessoas passaram a fazer parte da rotina da criança.
Com o início da vida letiva vem a aprendizagem, a qual aguça a percepção que tende a boa forma. Cada passo de determinada coisa ensinado a uma criança, esta leva consigo para o resto de sua vida, esta é a fase que o cérebro está mais apto a guardar informações, assim facilitando a aprendizagem.
Ao passar mais um tempo chega a adolescência, onde aparece um pensamento behaviorista, designado de comportamentalismo. O comportamento geralmente é definido por meio dos grupos que este jovem frequenta ou admira, tudo tem que ser como o grupo faz, e como o grupo quer, tudo gira em tordo do comportamento.
Essa é a fase em que qualquer detalhe fora do programado é passar vergonha, é vergonhoso frequentar certos lugares com os pais, é vergonhoso tudo que ameace a imagem de independência desse individuo. Começa os desentendimentos mais sérios com os pais e professores, como dizem por aí: “É a fase da ‘aborrecencia’ e dos ‘aborrecentes’”.
Para exemplificar essa situação pode ser usado o filme “O clube dos cinco”. O filme retrata cinco adolescentes que, por castigo, tem que passar um sábado inteiro na escola e compor uma redação de mil palavras sobre “quem eles são”. Porém esses adolescentes são de grupos e personalidades diferentes, tem o aluno rebelde, a patricinha, a esquisita, o atleta e o CDF. 
O castigo fez com que eles repensassem nas suas atitudes, angustias, medos, frustrações e na causa de sua rebeldia. No início cada um se isolou, um exemplo de resistência, depois eles foram percebendo que seu era o mesmo do outro, transferência por assemelhar seu problema ao do colega.
No decorrer da história as barreiras são quebradas. Eles percebem que apesar de serem tão diferentes, também tem muito em comum, todos estão ali pelo mesmo motivo. Quando eles se sentam e começam a falar dos seus problemas com os pais, as pressões da vida do adolescente e os problemas que os levaram a cumprir o castigo no naquele sábado forma-se o clube, ocorrendo assim uma projeção dos seus próprios pensamentos, motivações, desejos e sentimentos indesejáveis aos colegas.
O clube parece agregar os cinco, como se todos os problemas fossem um só, pelos motivos serem parecidos e haver a transferência e a projeção, quebrando a resistência que gerava as barreiras.
Como deu para perceber também no filme, eles agem de acordo com o grupo de amigos, a maneira de se vestir, de agir, de viver, tudo é pré-determinado por esse grupo.
Também na adolescência começam os namoros, vem a atenção flutuante, deixam funcionar o mais livremente possível a sua própria atividade inconsciente, obsessão por tecnologias de ponta (sinônimo de poder para eles nessa idade), a adolescência é uma das faces mais complicadas psicologicamente por ser uma fase de transição entre a fase infantil e adulta.
Um bom exemplo dessa fase é representado pelo filme “Vida de solteiro”. O filme basicamente mostra o dia a dia dos jovens, o foco principal do filme são os relacionamentos, e as situações complicadas trazidas por esses. O filme retrata bem os dilemas sofridos pelos personagens quando se encontram diante de situações complicadas e devem tomar decisões que mudará suas vidas. É possível  observar que o filme aborda casos diferentes unindo no final a um objetivo comum. Observam-se pessoas diferentes e  solteiras em busca de alguém que possa conviver com elas. Ao decorrer do filme relacionamentos são iniciados e finalizados, mas por fim, todos os casais acabam juntos dando uma resolução do problema. Com a Gestalt pode-se observar certa semelhança em analisar as partes e depois o conjunto, como aborda o filme analisando cada casal e seus conflitos e por fim todos.
Com o corpo em desenvolvimento, é nessa fase que mais acontece os assédios sexuais. Para melhor desenvolvimento do assunto, vamos imaginar e relatar uma história que o indivíduo tenha sofrido um assédio sexual na adolescência.
O adolescente estava dormindo em seu quarto, quando ele vê a luz ligar, por ele está dormindo seu inconsciente envia uma mensagem para o consciente por meio de um sonho, ele sonha que está sendo ameaçado por outra pessoa mais velha que ele. Quando consegue sair do estado inconsciente e acordar, percebe que tem um homem na beira de sua cama, com uma faca na mão, esse homem sobe na cama e tenta assediá-lo, mas esse indivíduo fecha o olho e começa a pedir a uma força divina que o salve dessa situação indesejável, o que podemos associar ao maniqueísmo. E assim, após essa conexão com o divino seu pai aparece e o homem sai correndo e pula a janela antes de iniciar o ato.
Após tal acontecimento esse individuo desenvolve um medo e angustia dentro de si, sente um vazio, e para preencher esse vazio que sentia começou a querer sair para todo que é lugar, beber, namorar com varias pessoas, enfim... Fazer tudo que lhe trouxesse uma felicidade naquele momento, mesmo que passageira. E entre uma saída e outra, esse individuo começa a namorar.
Todas as vezes que estava namorando acontecia o processo de associação livre inconscientemente, todos os desejos, temores, conflitos, pensamentos e lembranças daquele momento, que estivam além do conhecimento consciente refletia naquele momento.  
Quando sozinho toda lembrança do momento, aquele medo, aquela angústia voltava, as farras só lhe trazia uma felicidade passageira,  a vontade de mudar o passado e a tristeza de não poder era presente em seu interior.
Então esse indivíduo retorna ao pensamento maniqueísta e decide viver para Deus esquecer as festas e farras, colocar Deus a cima de tudo e esquecer o que passou. Começou a ler os ensinamentos e as parábolas de Jesus, histórias em que seus elementos evocam realidades de ordem superior, isto é, simples histórias que através de comparações trazem ensinamentos profundos e assim alcançou a felicidade passada por Ele.
Passando-se mais alguns anos, o tempo de escola termina, e com ele acaba as regalias do tempo de criança-adolescente. Hora de fazer faculdade, hora de sair de casa, hora de deixar a barra da saia da mãe e mão do pai para desenvolver certas atividades sozinho.
O jovem passa em uma universidade longe da cidade que sua família mora, então ele teve que se mudar e ir morar sozinho.
A faculdade começa e trás com ela novas dificuldades, novas pessoas, novas vivencias, novas oportunidades, abre um novo mundo de surpresas boas e ruins, fáceis e difíceis.
Ao passar dos dias esse individuo ainda jovem e longe da família se sente só, sem amigos e ainda com barreiras para vencer sozinho sem a ajuda do grupo que o ajudou durante toda a vida... A libido é uma das grandes propulsoras para o jovem continuar tentando e lutando pelo seu objetivo.
Então, com a libido em alta esse jovem continua lutando, tentando conciliar saudade com os estudos, família com namorado, distancia com intimidade, tempo com deveres, prazeres, e estágio.
Após determinado período, chega à formatura da faculdade, curso concluído, com a profissão determinada, vem a felicidade carregada de expectativas para o futuro, para um emprego dos sonhos, para um vida independente, uma vida construída e sustentada por si mesmo.
E logo começa o trabalho, trabalhar para se sustentar.
No trabalho, em uma empresa, em uma organização não mais é aceito os atos falhos como tanta frequência como antes. O ambiente de trabalho exige novos comportamentos, mais atenção, mais responsabilidades. É um novo grupo que se forma e exige do individuo uma nova conduta para se adequar aquele ambiente.
Com a fase adula bem definida, logo vem a necessidade de formar uma família, de ter alguém para cuidar e de ser cuidado. E chega a vez de não mais namorar, agora noivar casar e ter filhos...
Ao encontrar um parceiro, os indivíduos faz uma Co-inconsciente e a Tele. Com esses dois conceitos fica claro perceber que cada indivíduo casa com pessoas que tem desejos e sonhos comuns aos seus.
Quando chegam os filhos, acontece de primeira uma Projeção. Durante a criação dos filhos, os pais projetam sobre eles seus próprios pensamentos, motivações, desejos, sentimentos indesejáveis, suas próprias vontades, projetam sobre os filhos o que são, o que querem ser e o que precisão mudar. O que se pode associar também a empatia e transferência.
Na fase adulta muitas coisas estão no inconsciente da infância, adolescência ou juventude, como mostra o filme “A máfia do Divã”.
O filme conta a história de um chefe da máfia que procura tratamento psicológico por problemas do passado mal resolvidos. As ideias são baseadas nos estudos da psicanálise. Com o decorrer das sessões, até mesmo com a resistência que o paciente apresentava por medo da notícia se espalhar, pois ele era líder da máfia de New York, o analista descobre que o paciente tem complexo de Édipo (em que o filho se apaixona pela mãe desde a infância e sente ciúmes do pai), se sentindo culpado pela morte do pai, por ter deixado de avisa-lo que estava prestes a ser assassinado, por estar com raiva dele no momento.
O paciente exerce uma transferência sob o analista, onde foram transferidos os laços afetivos do pai e da mãe para o analista. Depois de esclarecido as origens do problema o paciente “se perdoa” psicologicamente.
Se fosse associar a psicanalise ao individuo ao qual se conta-se a história desde o inicio do trabalho, poderia ser lembrado o caso do assédio sexual, na fase adulta tem grande probabilidade dele perceber resquícios psicológicos mal resolvidos do caso e querer fazer sessões de terapia psicanalítica. E após as sessões com o processo de dramatização, o indivíduo conseguiria lhe dar com esse acontecimento fatal.
Outro filme que também é relevante citar é “Freud Além da alma”, o filme começa mostrando Freud numa resistência em tratar de uma paciente com neurose de histeria, em um hospital, cujo diretor era Meynert. Ele dizia acreditar que histeria era uma mentira, e que acontecia somente para fugir das responsabilidades.
Ansioso em obter respostas para acabar com o sofrimento de seus pacientes decidiu ir para Paris, estudar a doutrina de Charcot. Em uma de suas aulas, Charcot demonstrou que a histeria não era fruto de bruxaria, mas sim que era de origem psíquica. Ao regressar a Viena, Freud casou-se com Martha. Em uma de suas palestras, na Sociedade Médica de Viena, mostrou que, através de conhecimentos anteriores, e de seus aprendizados com Charcot em Paris, havia pensamentos de níveis inconscientes, que havia traumas vindos de fatos ocorridos na infância, e que era preciso ainda descobrir seus elos.
Não teve sucesso, pois Meynert alegou que o que Freud havia dito não tinha nada de novo. Assim, Meyner foi aplaudido pela assembléia.
Continuando seus estudos, chegou a conclusão que realmente após a hipnose os sintomas permaneciam. Continuou a usá-la mesmo assim, tentando fazer com que as lembranças continuassem, após o momento do transe.
As sessões analíticas baseadas na livre associação tornou-se uma regra indispensável e unida à interpretação dos sonhos serviu de ferramenta para que Freud lançasse os princípios centrais da psicanálise. A descoberta do inconsciente e de sua importância psíquica constituiu o fundamento da psicanálise.
Em um de seus diálogos com Breuer, descobriram um erro na teoria de Charcot: a mente não se dividia. Apenas tirava o trauma da consciência, deixava as lembranças inconscientes e as emoções são descarregadas fisicamente.
Durante um sonho, descobriu seu complexo de Édipo e assim passou a fazer sua auto-análise, pois Breur não o aceitou como paciente.   A conselho deste, foi ao hospital e foi surpreendido hipnotizando um paciente, contrariando a posição de Meynert, o que causou sua demissão.
Freud elaborou a "Teoria das neuroses", mas Breuer não concorda que uma teoria parta de um só experimento, o de si próprio. Freud diz que essa teoria foi baseada com todos os casos já tratados e que todos os traumas estão ligados à sexualidade.
A paciente de Breuer, já tida como curada e que, segundo ele, não tinha nenhum problema causado pela sexualidade, volta a ter um surto, apresentando sintomas de trabalho de parto, sendo que não estava grávida. Breuer passa a cliente para Freud, alegando paixão dela por ele, e que não poderia deixar que isso interferisse em seu casamento.
O pai de Freud falece e Freud não consegue entrar no cemitério, desmaia, tem um sonho amedrontador e diz para Breuer que os sonhos têm sentido para aqueles que sonham, mas são ícones do inconsciente misturados com fatos do consciente, e de difícil interpretação. Descobre que havia algum erro de seu pai escondido nas profundezas da sua mente que ele não conseguia alcançar. Ao contrário das outras pessoas, Freud procurava abrir os olhos e enxergar o mal que seu pai lhe fizera.
Decidiu voltar ao cemitério com Breuer, novamente sente os mesmos sintomas. Pensa em alguma ligação, tenta desvendar o que estava encoberto com relação a seu pai, e vem a sua mente que as neuroses podem surgir desde a infância.
Freud continua tratando da paciente Cecily, que fora antes de Breuer. Abolindo o método hipnótico por opção da própria paciente, Freud a leva a muitas lembranças através da livre associação, em estado plenamente consciente. Cecily fala de seus sonhos e fatos da sua vida, e Freud desvendando, certifica-se que pode chegar ao inconsciente mesmo com o paciente em estado consciente.
Então, volta a pensar em sua infância para tentar fazer uma ligação ao que causou o surto em frente ao cemitério. Tem um sonho onde vê a figura da sua mãe que o deixou sozinho para ir dormir com seu pai. Sentiu ciúmes porque queria a mãe ali e não com o pai, assim veio a culpa por achar que desonrou seu pai.
Quando pensa em desistir, sua esposa pega uma de suas agendas e lê: "O progresso é como andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio. É uma série de erros... De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade".
Freud lembra que havia escrito uma vez: "...o falso é às vezes a verdade de cabeça para baixo". Descobre que no universo da fantasia pode estar a realidade. Quando a jovem dizia que o pai a molestou, na verdade ela queria possuir seu próprio pai. Uma fantasia transportada para a fase adulta, que não sendo trabalhada, tornou-se um recalque.
Freud muda sua teoria, chegando a conclusão que a criança também tem seus instintos sexuais desde quando nasce, suprindo suas necessidades alimentares com o leite materno e satisfação de sua sexualidade em sugar o seio da "mãe". Sua mãe ou quem cumpre essa função, é seu primeiro objeto de desejo.
Conversando com Breuer, que acha difícil convencer os outros médicos, a idéia de que a teoria seria invertida, a sexualidade adulta tornar-se sexualidade infantil. Este, o tomando como filho, proíbe Freud de publicar aquele capítulo da sexualidade infantil. Freud resiste dizendo: "chega uma hora que se deve renunciar a todos os pais e ficar de pé sozinho".
Em palestra no "Conselho de Neurologia e Psiquiatria de Viena", Freud começa frisando como na "Idade da Inocência" a criança não tem consciência sexual, porém começa falar sobre a fase oral.
Os médicos começam a se retirar aos poucos, mas Freud continua a falar dos desejos da criança, da concorrência entre os pais, cita Édipo e que cada ser humano tem esse desafio, de se confrontar com o seu complexo e de superá-lo. Se conseguir superar se torna um ser humano completo, se não se tornará um neurótico.
Quando um dos médicos do conselho levanta-se e pergunta ao Dr. Breuer se ele concorda com Dr Freud, Breuer defende o amigo, dizendo que Freud é um dos melhores, no meio médico para esses assuntos, mas que jamais poderia concordar com a teoria da "Sexualidade Infantil".
Já no final, Freud caminha lentamente, consegue ultrapassar o muro do cemitério, chegando até a lápide de seu pai.
A psicanálise revelou o inconsciente do indivíduo e como ela o iluminou... Sigmund Freud revelou outra parte da nossa mente - O funcionamento em segredo - que pode até mesmo controlar nossas vidas. O que explica o fato do indivíduo associar o momento do assédio aos momentos dele de namoro e a outros momentos de sua vida.
Após tantas vivencias, alegrias, tristezas, decepções e satisfações, chaga a melhor idade, a fase da velhice.
Fase a qual o indivíduo só quer descansar, e curtir a vida de maneira mais calma.
Com os mecanismos de defesa e resistência aguçados pelas vivencias da vida, nessa fase o individuo já não se envolve com qualquer coisa, é mais fechado para o novo e presenta certa cristalização devido à conserva cultural adquirida durante a vida.
Chega a hora da morte, hora que o corpo para de funcionar, o corpo é enterrado ou cremado e retorna ao pó. Assim como dito no início do texto: “tudo se renova, tudo influencia a tudo, tudo se transforma e tudo volta a ser o que era antes.”.
E assim é a vida, feita de surpresas já acontecidas anteriormente.

·        Aplicabilidade
Após as conservas culturais adquiridas durante todo esse semestre pode ficar claro a importância da psicologia muitas áreas de minha vida. De início ficou fácil perceber meus medos e dramas pessoais, e também achar a raiz e soluções dos mesmos. Pude aprender também a ser mais desenvolta em grupos, diminuindo minha timidez.
Fica de fácil percepção também da interdisciplinaridade com as outras matérias do curso, pois para aprender conceitos contábeis, legislativos, judiciários, matemáticos, e sociais, é importante entender o princípio das coisas, entender as situações, buscar soluções eficientes e psicológicas para cada caso e só depois atribuir ao todo.
Falando especificamente deste trabalho, a criação final, pude perceber que aprendemos durante toda a vida a usar os métodos científicos, que quando necessitamos de usar nossa criatividade surgem barreiras que nos impede de deixar a imaginação fluir. Após esta nova experiência, aprendi a usar minha criatividade e espontaneidade também em trabalhos sérios e importantes.
Voltando-me para âmbitos futuros, pude concluir que com os conceitos psicológicos debatidos e aprendidos em sala tenho base o suficiente para saber como lhe dar em organizações, como empresas, escritórios e lhe dar também com as pessoas destes lugares incluindo clientes e chefes.

SODRÉ. Camila, As muitas faces da psicologia (3), Camaçari, UNEB, 2012.

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