Nome: Camila Sodré Costa
Email: mila_sodre@hotmail.com
As muitas
faces da psicologia (3)
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Metodologia
Tomando como partida que tudo se renova nada se cria, nada
permanece como é para sempre. O processo da criação final irá transmitir essas
ideias no âmbito da psicologia. Começará com um tópico bem definido, que
engloba todos os temas. Irá ser abordado a vida humana e seus desafios em
geral.
Irão também ser usados os benefícios da espontaneidade e da
criatividade para ligar e redigir os temas, pois tais estimularão na direção de
novas respostas para as situações já conhecidas, estimularão a adaptações,
transformações de temas já escritos e estudados antes. Enquanto se partilham
ideias, novas surgirão por associação e insights, geram assuntos tanto a nível
individual como ao nível dos grupos, expressando a cristalização dos temas
trabalhados em sala.
Depois de todos os sub temas serem reunidos, apresenta-se a conclusão
do trabalho. Expressando assim durante todo o texto as conservas culturais
adquiridas durante o semestre na aula.
·
Criação final
Baseando-se nas leis da dialética fica claro a perceber e entender
que tudo se renova, tudo influencia a tudo, tudo se transforma e tudo volta a
ser o que era antes, nada permanece imutável sempre estará sujeito ao “novo”.
Um bom exemplo para entender as nuance da psicologia e sua
permanente dinâmica de transformação é o nascimento, crescimento, e morte de um
indivíduo. Tudo começa com a Matriz de Identidade, o lugar do nascimento. A
placenta estabelece a comunicação entre a criança e o sistema social da mãe,
incluindo aos poucos os que dela são mais próximos. É o local onde a criança se
insere desde o nascimento, relacionando-se com objetos e pessoas dentro de um
determinado clima. E ali a criança fica sendo formada geralmente durante nove
meses, esse tempo as vezes varia de acordo as necessidades da gestante e do seu
filho.
Após a gestação, ao nascer uma criança ainda não tem nenhuma
conserva natural, não faz parte ainda de nenhum grupo social, ainda não tem
nada concreto no âmbito consciente, mas seu inconsciente está formado desde a
barriga de sua mãe.
Um tempo depois, com alguns meses de idades essa criança já sabe
que aquele pai e que aquela mãe são seus, já conhece a voz dos mesmos, que
determinado brinquedo o pertence, que chorando chama a atenção para ele, tudo
isso deve ser atribuído ao desenvolvimento do consciente, apesar dela não ter a
musculatura bucal forte o suficiente para desenvolver as palavras, ela já
aprendeu a linguagem dos gestos e já percebeu o que lhe pertence ou não e o quanto
é bom ter tudo só para ela.
A partir daí surge o complexo de Édipo, desejo da criança,
especialmente o menino, eliminar o pai para ter a mãe e sua atenção só para
ele. Um caso especial são os homossexuais, eles desenvolvem o complexo de Édipo
alterado, ele sente uma atração pelo pai e tem repulsão a sua mãe. O complexo
começa a se desenvolver nessa fase, mas vai se manifestar alguns anos depois,
na fase da adolescência ou adulta.
É também quando bebe que começa a desenvolver os gostos, caráter,
pode-se observar como o indivíduo se comporta e ter uma noção de como se
comportará diante da sociedade.
O indivíduo cresce mais um pouco e passa de bebê para criança,
esta é a fase onde se quer tudo para si, onde o mundo tem que girar em torno do
“eu”, as crianças são induzidas a observar para aprender a pensar, a descobrir
o novo, e não decorar os pensamentos já pré-definidos por outras pessoas. Tudo
isso de maneira honesta e produtiva para que se possa manter uma ordem social
no momento atual e em um momento futuro, pois a educação dada a uma criança
influencia no comportamento quando adulto da mesma.
Crianças apresentam uma espontaneidade e criatividade todos esses
conceitos de maneira muito forte e em grande proporção. Conte-las muitas vezes
é quase impossível devido a enorme presença desses.
Ainda quando criança começa a se formar as conservas naturais, pode
ser considerada a matriz cultural, científica, tecnológica, artística,
linguística, onde ocorre a cristalização de uma ação criadora em um produto que
fará parte do acervo cultural do indivíduo.
Os vínculos Compensatórios também começam a se desenvolver na
infância, pois agora não mais faz parte somente do grupo família, aparece o
grupo de amigos, sala de aula, professores, muitas outras pessoas passaram a
fazer parte da rotina da criança.
Com o início da vida letiva vem a aprendizagem, a qual aguça a
percepção que tende a boa forma. Cada passo de determinada coisa ensinado a uma
criança, esta leva consigo para o resto de sua vida, esta é a fase que o
cérebro está mais apto a guardar informações, assim facilitando a aprendizagem.
Ao passar mais um tempo chega a adolescência, onde aparece um
pensamento behaviorista, designado de comportamentalismo. O comportamento
geralmente é definido por meio dos grupos que este jovem frequenta ou admira,
tudo tem que ser como o grupo faz, e como o grupo quer, tudo gira em tordo do
comportamento.
Essa é a fase em que qualquer detalhe fora do programado é passar
vergonha, é vergonhoso frequentar certos lugares com os pais, é vergonhoso tudo
que ameace a imagem de independência desse individuo. Começa os
desentendimentos mais sérios com os pais e professores, como dizem por aí: “É a
fase da ‘aborrecencia’ e dos ‘aborrecentes’”.
Para exemplificar essa situação pode ser usado o filme “O clube
dos cinco”. O filme retrata cinco adolescentes que, por castigo, tem que passar
um sábado inteiro na escola e compor uma redação de mil palavras sobre “quem
eles são”. Porém esses adolescentes são de grupos e personalidades diferentes,
tem o aluno rebelde, a patricinha, a esquisita, o atleta e o CDF.
O castigo fez com que eles repensassem nas suas atitudes,
angustias, medos, frustrações e na causa de sua rebeldia. No início cada um se
isolou, um exemplo de resistência, depois eles foram percebendo que seu era o
mesmo do outro, transferência por assemelhar seu problema ao do colega.
No decorrer da história as barreiras são quebradas. Eles percebem
que apesar de serem tão diferentes, também tem muito em comum, todos estão ali
pelo mesmo motivo. Quando eles se sentam e começam a falar dos seus problemas
com os pais, as pressões da vida do adolescente e os problemas que os levaram a
cumprir o castigo no naquele sábado forma-se o clube, ocorrendo assim uma
projeção dos seus próprios pensamentos, motivações, desejos e sentimentos
indesejáveis aos colegas.
O clube parece agregar os cinco, como se todos os problemas fossem
um só, pelos motivos serem parecidos e haver a transferência e a projeção,
quebrando a resistência que gerava as barreiras.
Como deu para perceber também no filme, eles agem de acordo com o
grupo de amigos, a maneira de se vestir, de agir, de viver, tudo é
pré-determinado por esse grupo.
Também na adolescência começam os namoros, vem a atenção flutuante,
deixam funcionar o mais livremente possível a sua própria atividade
inconsciente, obsessão por tecnologias de ponta (sinônimo de poder para eles
nessa idade), a adolescência é uma das faces mais complicadas psicologicamente
por ser uma fase de transição entre a fase infantil e adulta.
Um bom exemplo dessa fase é representado pelo filme “Vida de
solteiro”. O filme basicamente mostra o dia a dia dos jovens, o foco principal
do filme são os relacionamentos, e as situações complicadas trazidas por esses.
O filme retrata bem os dilemas sofridos pelos personagens quando se encontram
diante de situações complicadas e devem tomar decisões que mudará suas vidas. É
possível observar que o filme aborda casos diferentes unindo no final a
um objetivo comum. Observam-se pessoas diferentes e solteiras em busca de
alguém que possa conviver com elas. Ao decorrer do filme relacionamentos são
iniciados e finalizados, mas por fim, todos os casais acabam juntos dando uma
resolução do problema. Com a Gestalt pode-se observar certa semelhança em
analisar as partes e depois o conjunto, como aborda o filme analisando cada
casal e seus conflitos e por fim todos.
Com o corpo em desenvolvimento, é nessa fase que mais acontece os
assédios sexuais. Para melhor desenvolvimento do assunto, vamos imaginar e
relatar uma história que o indivíduo tenha sofrido um assédio sexual na
adolescência.
O adolescente estava dormindo em seu quarto, quando ele vê a luz
ligar, por ele está dormindo seu inconsciente envia uma mensagem para o
consciente por meio de um sonho, ele sonha que está sendo ameaçado por outra
pessoa mais velha que ele. Quando consegue sair do estado inconsciente e
acordar, percebe que tem um homem na beira de sua cama, com uma faca na mão,
esse homem sobe na cama e tenta assediá-lo, mas esse indivíduo fecha o olho e
começa a pedir a uma força divina que o salve dessa situação indesejável, o que
podemos associar ao maniqueísmo. E assim, após essa conexão com o divino seu
pai aparece e o homem sai correndo e pula a janela antes de iniciar o ato.
Após tal acontecimento esse individuo desenvolve um medo e
angustia dentro de si, sente um vazio, e para preencher esse vazio que sentia
começou a querer sair para todo que é lugar, beber, namorar com varias pessoas,
enfim... Fazer tudo que lhe trouxesse uma felicidade naquele momento, mesmo que
passageira. E entre uma saída e outra, esse individuo começa a namorar.
Todas as vezes que estava namorando acontecia o processo de associação
livre inconscientemente, todos os desejos, temores,
conflitos, pensamentos e lembranças daquele momento, que estivam além
do conhecimento consciente refletia naquele momento.
Quando sozinho toda lembrança do momento, aquele medo, aquela
angústia voltava, as farras só lhe trazia uma felicidade passageira, a vontade de mudar o passado e a tristeza de
não poder era presente em seu interior.
Então esse indivíduo retorna ao pensamento maniqueísta e decide
viver para Deus esquecer as festas e farras, colocar Deus a cima de tudo e
esquecer o que passou. Começou a ler os ensinamentos e as parábolas de Jesus, histórias
em que seus elementos evocam realidades de ordem superior, isto é, simples
histórias que através de comparações trazem ensinamentos profundos e assim
alcançou a felicidade passada por Ele.
Passando-se mais alguns anos, o tempo de escola termina, e com ele
acaba as regalias do tempo de criança-adolescente. Hora de fazer faculdade,
hora de sair de casa, hora de deixar a barra da saia da mãe e mão do pai para
desenvolver certas atividades sozinho.
O jovem passa em uma universidade longe da cidade que sua família
mora, então ele teve que se mudar e ir morar sozinho.
A faculdade começa e trás com ela novas dificuldades, novas
pessoas, novas vivencias, novas oportunidades, abre um novo mundo de surpresas
boas e ruins, fáceis e difíceis.
Ao passar dos dias esse individuo ainda jovem e longe da família
se sente só, sem amigos e ainda com barreiras para vencer sozinho sem a ajuda
do grupo que o ajudou durante toda a vida... A libido é uma das grandes
propulsoras para o jovem continuar tentando e lutando pelo seu objetivo.
Então, com a libido em alta esse jovem continua lutando, tentando
conciliar saudade com os estudos, família com namorado, distancia com
intimidade, tempo com deveres, prazeres, e estágio.
Após determinado período, chega à formatura da faculdade, curso
concluído, com a profissão determinada, vem a felicidade carregada de
expectativas para o futuro, para um emprego dos sonhos, para um vida
independente, uma vida construída e sustentada por si mesmo.
E logo começa o trabalho, trabalhar para se sustentar.
No trabalho, em uma empresa, em uma organização não mais é aceito
os atos falhos como tanta frequência como antes. O ambiente de trabalho exige
novos comportamentos, mais atenção, mais responsabilidades. É um novo grupo que
se forma e exige do individuo uma nova conduta para se adequar aquele ambiente.
Com a fase adula bem definida, logo vem a necessidade de formar
uma família, de ter alguém para cuidar e de ser cuidado. E chega a vez de não
mais namorar, agora noivar casar e ter filhos...
Ao encontrar um parceiro, os indivíduos faz uma Co-inconsciente e
a Tele. Com esses dois conceitos fica claro perceber que cada indivíduo casa
com pessoas que tem desejos e sonhos comuns aos seus.
Quando chegam os filhos, acontece de primeira uma Projeção.
Durante a criação dos filhos, os pais projetam sobre eles seus próprios
pensamentos, motivações, desejos, sentimentos indesejáveis, suas próprias
vontades, projetam sobre os filhos o que são, o que querem ser e o que precisão
mudar. O que se pode associar também a empatia e transferência.
Na fase adulta muitas coisas estão no inconsciente da infância,
adolescência ou juventude, como mostra o filme “A máfia do Divã”.
O filme conta a história de um chefe da máfia que procura
tratamento psicológico por problemas do passado mal resolvidos. As ideias são
baseadas nos estudos da psicanálise. Com o decorrer das sessões, até mesmo com
a resistência que o paciente apresentava por medo da notícia se espalhar, pois
ele era líder da máfia de New York, o analista descobre que o paciente tem
complexo de Édipo (em que o filho se apaixona pela mãe desde a infância e sente
ciúmes do pai), se sentindo culpado pela morte do pai, por ter deixado de
avisa-lo que estava prestes a ser assassinado, por estar com raiva dele no
momento.
O paciente exerce uma transferência sob o analista, onde foram
transferidos os laços afetivos do pai e da mãe para o analista. Depois de
esclarecido as origens do problema o paciente “se perdoa” psicologicamente.
Se fosse associar a psicanalise ao individuo ao qual se conta-se a
história desde o inicio do trabalho, poderia ser lembrado o caso do assédio
sexual, na fase adulta tem grande probabilidade dele perceber resquícios
psicológicos mal resolvidos do caso e querer fazer sessões de terapia
psicanalítica. E após as sessões com o processo de dramatização, o indivíduo
conseguiria lhe dar com esse acontecimento fatal.
Outro filme que também é relevante citar é “Freud Além da alma”, o
filme começa mostrando Freud numa resistência em tratar de uma paciente com
neurose de histeria, em um hospital, cujo diretor era Meynert. Ele dizia
acreditar que histeria era uma mentira, e que acontecia somente para fugir das
responsabilidades.
Ansioso em obter respostas para acabar com o sofrimento de seus
pacientes decidiu ir para Paris, estudar a doutrina de Charcot. Em uma de suas
aulas, Charcot demonstrou que a histeria não era fruto de bruxaria, mas sim que
era de origem psíquica. Ao regressar a Viena, Freud casou-se com Martha. Em uma
de suas palestras, na Sociedade Médica de Viena, mostrou que, através de
conhecimentos anteriores, e de seus aprendizados com Charcot em Paris, havia
pensamentos de níveis inconscientes, que havia traumas vindos de fatos
ocorridos na infância, e que era preciso ainda descobrir seus elos.
Não teve sucesso, pois Meynert alegou que o que Freud havia dito
não tinha nada de novo. Assim, Meyner foi aplaudido pela assembléia.
Continuando seus estudos, chegou a conclusão que realmente após a
hipnose os sintomas permaneciam. Continuou a usá-la mesmo assim, tentando fazer
com que as lembranças continuassem, após o momento do transe.
As sessões analíticas baseadas na livre associação tornou-se uma
regra indispensável e unida à interpretação dos sonhos serviu de ferramenta
para que Freud lançasse os princípios centrais da psicanálise. A descoberta do
inconsciente e de sua importância psíquica constituiu o fundamento da
psicanálise.
Em um de seus diálogos com Breuer, descobriram um erro na teoria
de Charcot: a mente não se dividia. Apenas tirava o trauma da consciência,
deixava as lembranças inconscientes e as emoções são descarregadas fisicamente.
Durante um sonho, descobriu seu complexo de Édipo e assim passou a
fazer sua auto-análise, pois Breur não o aceitou como
paciente. A conselho deste, foi ao hospital e foi surpreendido
hipnotizando um paciente, contrariando a posição de Meynert, o que causou sua
demissão.
Freud elaborou a "Teoria das neuroses", mas Breuer não
concorda que uma teoria parta de um só experimento, o de si próprio. Freud diz
que essa teoria foi baseada com todos os casos já tratados e que todos os
traumas estão ligados à sexualidade.
A paciente de Breuer, já tida como curada e que, segundo ele, não
tinha nenhum problema causado pela sexualidade, volta a ter um surto,
apresentando sintomas de trabalho de parto, sendo que não estava grávida. Breuer
passa a cliente para Freud, alegando paixão dela por ele, e que não poderia
deixar que isso interferisse em seu casamento.
O pai de Freud falece e Freud não consegue entrar no cemitério,
desmaia, tem um sonho amedrontador e diz para Breuer que os sonhos têm sentido
para aqueles que sonham, mas são ícones do inconsciente misturados com fatos do
consciente, e de difícil interpretação. Descobre que havia algum erro de seu
pai escondido nas profundezas da sua mente que ele não conseguia alcançar. Ao
contrário das outras pessoas, Freud procurava abrir os olhos e enxergar o mal
que seu pai lhe fizera.
Decidiu voltar ao cemitério com Breuer, novamente sente os mesmos
sintomas. Pensa em alguma ligação, tenta desvendar o que estava encoberto com
relação a seu pai, e vem a sua mente que as neuroses podem surgir desde a
infância.
Freud continua tratando da paciente Cecily, que fora antes de
Breuer. Abolindo o método hipnótico por opção da própria paciente, Freud a leva
a muitas lembranças através da livre associação, em estado plenamente
consciente. Cecily fala de seus sonhos e fatos da sua vida, e Freud
desvendando, certifica-se que pode chegar ao inconsciente mesmo com o paciente
em estado consciente.
Então, volta a pensar em sua infância para tentar fazer uma ligação
ao que causou o surto em frente ao cemitério. Tem um sonho onde vê a figura da
sua mãe que o deixou sozinho para ir dormir com seu pai. Sentiu ciúmes porque
queria a mãe ali e não com o pai, assim veio a culpa por achar que desonrou seu
pai.
Quando pensa em desistir, sua esposa pega uma de suas agendas e
lê: "O progresso é como andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio.
É uma série de erros... De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade".
Freud lembra que havia escrito uma vez: "...o falso é às
vezes a verdade de cabeça para baixo". Descobre que no universo da
fantasia pode estar a realidade. Quando a jovem dizia que o pai a molestou, na
verdade ela queria possuir seu próprio pai. Uma fantasia transportada para a
fase adulta, que não sendo trabalhada, tornou-se um recalque.
Freud muda sua teoria, chegando a conclusão que a criança também
tem seus instintos sexuais desde quando nasce, suprindo suas necessidades
alimentares com o leite materno e satisfação de sua sexualidade em sugar o seio
da "mãe". Sua mãe ou quem cumpre essa função, é seu primeiro objeto
de desejo.
Conversando com Breuer, que acha difícil convencer os outros
médicos, a idéia de que a teoria seria invertida, a sexualidade adulta
tornar-se sexualidade infantil. Este, o tomando como filho, proíbe Freud de
publicar aquele capítulo da sexualidade infantil. Freud resiste dizendo:
"chega uma hora que se deve renunciar a todos os pais e ficar de pé
sozinho".
Em palestra no "Conselho de Neurologia e Psiquiatria de Viena", Freud começa frisando como na "Idade da Inocência" a criança não tem consciência sexual, porém começa falar sobre a fase oral.
Em palestra no "Conselho de Neurologia e Psiquiatria de Viena", Freud começa frisando como na "Idade da Inocência" a criança não tem consciência sexual, porém começa falar sobre a fase oral.
Os médicos começam a se retirar aos poucos, mas Freud continua a
falar dos desejos da criança, da concorrência entre os pais, cita Édipo e que
cada ser humano tem esse desafio, de se confrontar com o seu complexo e de
superá-lo. Se conseguir superar se torna um ser humano completo, se não se
tornará um neurótico.
Quando um dos médicos do conselho levanta-se e pergunta ao Dr.
Breuer se ele concorda com Dr Freud, Breuer defende o amigo, dizendo que Freud
é um dos melhores, no meio médico para esses assuntos, mas que jamais poderia
concordar com a teoria da "Sexualidade Infantil".
Já no final, Freud caminha lentamente, consegue ultrapassar o muro
do cemitério, chegando até a lápide de seu pai.
A psicanálise revelou o inconsciente do indivíduo e como ela o
iluminou... Sigmund Freud revelou outra parte da nossa mente - O funcionamento
em segredo - que pode até mesmo controlar nossas vidas. O que explica o fato do
indivíduo associar o momento do assédio aos momentos dele de namoro e a outros
momentos de sua vida.
Após tantas vivencias, alegrias, tristezas, decepções e
satisfações, chaga a melhor idade, a fase da velhice.
Fase a qual o indivíduo só quer descansar, e curtir a vida de
maneira mais calma.
Com os mecanismos de defesa e resistência aguçados pelas vivencias
da vida, nessa fase o individuo já não se envolve com qualquer coisa, é mais
fechado para o novo e presenta certa cristalização devido à conserva cultural
adquirida durante a vida.
Chega a hora da morte, hora que o corpo para de funcionar, o corpo
é enterrado ou cremado e retorna ao pó. Assim como dito no início do texto:
“tudo se renova, tudo influencia a tudo, tudo se transforma e tudo volta a ser
o que era antes.”.
E assim é a vida, feita de surpresas já acontecidas anteriormente.
·
Aplicabilidade
Após as conservas culturais adquiridas durante todo esse semestre
pode ficar claro a importância da psicologia muitas áreas de minha vida. De início
ficou fácil perceber meus medos e dramas pessoais, e também achar a raiz e
soluções dos mesmos. Pude aprender também a ser mais desenvolta em grupos,
diminuindo minha timidez.
Fica de fácil percepção também da interdisciplinaridade com as
outras matérias do curso, pois para aprender conceitos contábeis, legislativos,
judiciários, matemáticos, e sociais, é importante entender o princípio das
coisas, entender as situações, buscar soluções eficientes e psicológicas para
cada caso e só depois atribuir ao todo.
Falando especificamente deste trabalho, a criação final, pude
perceber que aprendemos durante toda a vida a usar os métodos científicos, que
quando necessitamos de usar nossa criatividade surgem barreiras que nos impede
de deixar a imaginação fluir. Após esta nova experiência, aprendi a usar minha
criatividade e espontaneidade também em trabalhos sérios e importantes.
Voltando-me para âmbitos futuros, pude concluir que com os
conceitos psicológicos debatidos e aprendidos em sala tenho base o suficiente
para saber como lhe dar em organizações, como empresas, escritórios e lhe dar
também com as pessoas destes lugares incluindo clientes e chefes.
SODRÉ. Camila, As muitas faces da psicologia (3), Camaçari, UNEB,
2012.
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