quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Analise do filme: Máfia no Divã por Carolina F. S. Rezende

Máfia no Divã:



Estrelado por Robert De Niro e Billy Cristal, Máfia no Divã conta a história de  um gangster americano que começa a ter ataques de pânico por causa de seu passado.

Baseado nas teorias da psicanálise, o terapeuta conclui que o seu paciente tem complexo de Édipo, aonde se culpa pela morte do pai, remorso e raiva do mesmo.

Paul transmite para seu analista os seus laços afetivos e Ben tenta a todo custo não ser seu analista, foge de seu paciente que quer ser tratado porem morre de medo que descubram, pois ele é o chefe da máfia de Nova Iorque. Paul também determina que seu analista o cure em duas semana, ameaçando-o caso não faça, forçando-o a atende-lo até durante seu casamento, afinal de contas seu paciente não recebe bem um não.
Paralelo a esse tratamento, como Paul é mafioso, ele tem o FBI na sua cola então o mesmo começa a pressionar Ben para que ele se torne informante sobre os atos de seu paciente, deixando Ben sem saber o que fazer.

O filme mostra como a psicanalise pode ajudar um paciente mesmo nas condições de Paul de uma forma muito leve e engraçada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário