quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Maniqueísmo e Sofisma X Materialismo dialético: as quatro leis - Por: Camila Sodré Costa



Maniqueísmo e Sofisma
A doutrina maniqueísta baseia-se em uma divisão dualista do Universo, na luta entre o bem (Deus) e o mal (Satã). Para seus adeptos, esses dois estavam separados, porém a escuridão invadiu a luz e se mesclaram. A espécie humana é o produto dessa luta. Com o tempo, poderia resgatar todos os fragmentos da luz divina e o mundo se destruiria; depois disso, a luz e a escuridão estariam novamente separadas para sempre.
Já o sofisma é um pensamento superficialmente válido, porém inacabado, pois nega suas próprias leis. Sofisma são os pensamentos que inicia de uma afirmativa verdadeira, mas sem uma finalidade objetiva e conclusiva. O sofisma é conceituado como uma linha de pensamento que pretende atrai o indivíduo às más ações ou às ações de pouca finalidade.
Ambos têm um ponto em comum: usam o pensamento para explicar os fenômenos físicos e abstratos, e construir uma relação de causa e efeito.

Materialismo dialético: as quatro leis
O materialismo dialético é diferente tanto do Sofisma quanto do maniqueísmo, seu objetivo é provar que tudo tem uma explicação para existir ou acontecer atrevés do material, e os outros citados partem de pensamentos não comprovados. Seu intuito é reunir as conclusões de todas as ciências particulares e fazer uma conclusão única. Essa forma de pensar afirma que tudo pode ser explicado exclusivamente pela matéria.
O mesmo apresenta quatro leis:
      Primeira lei: A mudança dialética
“nada fica onde está nada permanece o que é” Nada é para sempre, tudo tem um passado e terá um futuro, nada passa pelo movimento, pela mudança, pelas transformações da história, pelo tempo imune. Tudo se transforma.
 Segunda Lei: A ação recíproca
Tudo influi sobre tudo, todas as coisas, influencias e explicações estão interligadas.
Terceira Lei: A contradição
Uma coisa não só se transforma na outra, ela é também a sua contraria, todas as coisas se transformam até se tornarem o que eram inicialmente e tornam a se transformar...
Quarta lei: A transformação da qualidade e quantidade
Quando uma coisa não muda de natureza a mudança é quantitativa, quando muda ela é qualitativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário