sábado, 17 de novembro de 2012

Behaviorismo x Gestalt Por Carolina F. S. Rezende

Behaviorismo:

Surgiu no começo do século XX como proposta da Psicologia para tomar como seu objeto de estudo o comportamento, ele próprio, e não como indicador de alguma outra coisa que se expressasse pelo ou através do comportamento.

Os Behavioristas de orientação positiva trabalham com o princípio de que a conduta dos indivíduos é observável, mensurável e controlável, similarmente aos fatos e eventos nas ciências naturais e nas exatas.

Seus tipos são:
  1. Behaviorismo Clássico: a psicologia como um ramo puramente objetivo e experimental das ciências naturais, prevendo e controlando o comportamento de todo e qualquer indivíduo.
  2. Behaviorismo Filosófico: teoria analítica que trata do sentido e da semântica das estruturas de pensamentos e dos conceitos.
  3. Behaviorismo Metodológico: entende o comportamento apenas como respostas públicas dos organismos.
  4. Behaviorismo Radical: filosofia da ciência do comportamento, suas pesquisas experimentais constituem a Análise Experimental do Comportamento, enquanto as aplicações práticas fazem parte da Análise Aplicada do Comportamento.



Gestalt: A Psicologia da Forma


Surgiu no início do século XX e trabalho dois conceitos:

  • Supersoma: "o todo é maior que a soma das partes"
  • Transponibilidade: independente dos elementos que compõem determinado objeto, a forma é que sobressai.
Os Gestaltistas estavam preocupados em compreender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, quando o estímulo físico é percebido pelo sujeito com uma forma diferente do que ele é na realidade.


Gestalt x Behaviorismo

Uma grande diferença da Gestalt para o Behaviorismo está no fato de que a primeira se propõe a ser o menos direto possível. O terapeuta usa o método fenomenocológico para suspender suas opiniões e encarar o paciente de forma isenta e pura, sem interpretar e inferir nada.


Na Gestalt, entre o estímulo e resposta, há o estágio da percepção. No Behaviorismo o comportamento estímulo-resposta tenta isolar o estímulo que corresponderia a resposta esperada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário